Já faz um tempo em que a busca por uma vida mais leve, equilibrada e saudável está em evidência, principalmente para quem vive nos grandes centros urbanos e diante da rotina turbulenta, encontra uma grande dificuldade em ter contato com o ar livre e com a natureza. Uma alternativa para essa demanda é trazer as plantas para dentro de casa, tornando-as parte da decoração, com o objetivo de desconectar-se da atmosfera urbana e resgatar a sensação de tranquilidade e conforto que a natureza nos proporciona, mas dentro do nosso próprio lar.
Basta olhar para os feed’s de perfis relacionados à arquitetura e design em plataformas como Instagram e Pinterest, para ver como a tendência urban jungle é real!
As plantas, que costumavam ser utilizadas apenas nos ambientes sociais e externos da casa, já estão tomando conta das áreas íntimas, como dormitórios, closet e home office.
Cultivar plantas no quarto é super indicado para purificar e manter a qualidade do ar no ambiente, além de deixá-lo muito mais charmoso e aconchegante. É necessário posicionar as plantas próximas das janelas para que recebam bastante luz natural e cuidar para que o solo do vaso não seque completamente, regando de acordo com as necessidades de cada espécie.
Para colocar essa tendência em prática e criar a sua própria “selva urbana” em casa, separamos algumas ideias de utilização e aplicação das plantas na decoração, além de sugestões de plantas que gostam de ambientes internos e são práticas para os cuidados do dia-a-dia.
A última dica é: Coloque a mão na massa! Se arrisque e crie! Compor um ambiente aconchegante e com identidade não deve ser uma tarefa difícil e nem muito cara, aposte na sua criatividade e reutilize itens já existentes para transformá-los em objetos de decoração! Dê uma “vida nova” a objetos antigos e crie de acordo com a sua personalidade!
por Dustin Ferrari